18 de dezembro de 2014

Alunos da Educação Infantil participam do Espaço Criança durante as férias



Alunos da Educação Infantil de Araucária terão atividades diferenciadas durante o período de 05 a 30 de janeiro. A Prefeitura prepara o “Espaço Criança” que funcionará nos espaços do CMEI Berneck e do CMEI Campina da Barra. As inscrições desses alunos já foram realizadas e os pais tiveram que comprovar a impossibilidade de ficar com as crianças neste período de férias delas por motivos profissionais. O Espaço Criança é um espaço alternativo de recreação e de atividades culturais e, portanto, não tem relação com o calendário escolar.

Além de funcionários vinculados à Educação, um grupo da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) vai atender a 166 crianças no Espaço Criança Berneck e 182 no Espaço Criança do Campina da Barra. São alunos matriculados no ano de 2014 nas turmas de BI, BII, Maternal e PréI Integral. “É um espaço alternativo. Priorizaremos as atividades recreativas e culturais. O foco são as brincadeiras cantadas, atividades com diferentes materiais e pinturas. Será diferente da rotina escolar e a frequência não é obrigatória”, explicou a diretora do Departamento de Educação Infantil Elenir Kern Gerber.

Diretores dos CMEIs e os diretores interinos do Espaço Criança, que são profissionais da Educação que já atuam nos CMEIs e que coordenarão as atividades nas duas unidades, receberam orientações e um material com sugestões de atividades. As orientações vão desde organizar uma visita com as crianças (para que conheçam a estrutura do CMEI onde estão), a contação de histórias, cantigas, jogos, colagem, pintura.

A Secretaria de Educação considera que “a brincadeira é, para a criança, um dos principais meios de expressão que possibilita a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e o mundo”. Nesse sentido, o objetivo desse período do Espaço Criança é “promover a integração das crianças de forma prazerosa e lúdica”.

Os Espaços Crianças funcionarão das 7h às 17h30, de segunda a sexta, no período de 05 a 30 de janeiro.

Contato com a família

Há que se ressaltar que o atendimento em período de férias visa atender a uma necessidade dos pais que, devido ao trabalho, não têm como passar o dia com seu filho durante o mês de janeiro. Entretanto, é preciso destacar o direito garantido na Constituição Federal e reafirmado em leis e pareceres da Educação, que diz respeito à convivência familiar. É nos períodos de férias e recessos que as crianças têm a oportunidade de vivenciar outras experiências e fortalecer o vínculo com seus familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário