11 de novembro de 2014

Projeto da SMED ensina robótica a estudantes

A Secretaria Municipal de Educação (SMED), neste segundo semestre, implantou o projeto “Robótica Livre na Educação”, que traz aos estudantes uma forma de trabalhar com a produção de novos protótipos utilizando sucata de equipamentos eletroeletrônicos. Eles aprendem usando software específico à linguagem de programação necessária para a automatização desses projetos.

Além disso, ampliam os conhecimentos de física, matemática, química e biologia. Atualmente, o projeto atende 30 alunos de 13 diferentes unidades educacionais do município, nos turnos matutino e vespertino.

Vale destacar que o “Robótica Livre na Educação” é desenvolvido no Complexo Pedagógico Lucy Moreira Machado, com o apoio de estudantes e docentes de mestrado e doutorado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e professores da Rede Municipal de Araucária.

O projeto utiliza sucata proveniente de lixo eletrônico (e-lixo), processo também conhecido como Metareciclagem. Assim, equipamentos que não tem mais nenhuma utilidade como computadores, impressoras, entre outros, são desmontados e suas partes passam a compor carros em miniaturas, robôs, guindastes, máquinas de bolhas de sabão.
Durante as aulas, os estudantes são orientados em suas produções, em um espaço apropriado, e aprendem a linguagem de programação necessária para a automatização de seus projetos, no laboratório de informática.








Nenhum comentário:

Postar um comentário